QCP

Os detalhes do trabalho desenvolvimento estão presentes nesta entrevista feita com o consultor Eros do Nascimento 

O Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC) está situado no Vale do Paraíba Paulista, a leste da capital do estado. O PIT é pioneiro no Estado de São Paulo – foi o primeiro parque tecnológico criado em território paulista.

No ano de 2023, a QCP – Inteligência em Políticas Públicas deu início, junto ao Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, a uma consultoria para analisar o impacto econômico e social do PIT. O trabalho está sob responsabilidade do consultor da QCP Eros do Nascimento e tem a duração de seis meses. 

Leia abaixo a entrevista feita com Eros e saiba mais sobre o projeto: 

 

QCP: Como surgiu o projeto junto ao PIT SJC, qual o principal intuito dele? 

Eros: Este é um projeto para prestar consultoria técnica. Fomos contratados para fazer um levantamento de dados e sistematizar as informações socioeconômicas. O principal objetivo do parque é entender qual o impacto econômico e social que eles têm através da sua atuação. Ao mesmo tempo, o PIT também quer entender como é possível expandir sua atuação para outros municípios e regiões –  uma vez que eles têm um know-how construído que envolve a marca, a metodologia e o networking. 

Além disso, o parque começou como uma política pública e, hoje, depende muito da prefeitura de São José dos Campos. Então, eles querem, como associação, expandir para outras localidades. 

E nós vemos que existe uma janela de oportunidade para que isso aconteça. Recentemente o Lula inaugurou o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, o ITA está indo para Fortaleza (CE). Então, existe essa abertura para expandir. 

QCP: E como esse trabalho vem sendo feito na prática pela QCP, quais as metodologias aplicadas? 

Eros: Nós desenvolvemos uma metodologia específica para o PIT que é baseada na triangulação de alguns componentes. O primeiro é a pesquisa primária, que é a entrevista em profundidade. Estamos fazendo 40 entrevistas em profundidade com os principais atores do PIT. 

O segundo componente são os dados secundários. Utilizamos tudo o que é publicado, artigos científicos, matérias que saíram na mídia… Tudo é utilizado com base na qualificação das entrevistas. 

O terceiro componente é a modelagem dos dados. Com base na triangulação das diferentes fontes, nós conseguimos modelar os dados. 

Por fim, a análise. Com base na triangulação dos dados e da modelagem, conseguimos fazer uma análise estratégica. 

Essa metodologia é muito utilizada em pesquisa de mercado e é possível utilizá-la em outros tipos de projetos também. Inclusive, ela não é muito utilizada no Brasil, somente lá fora. 

QCP: Diante de todo o trabalho que você vem fazendo junto ao PIT e de suas pesquisas e análises, como você enxerga a importância dos parques tecnológicos para o país?

Eros: A importância deles é em promover a ciência e tecnologia e permitir que o Brasil se coloque de forma competitiva com outros países do mundo que investem em tecnologia e desenvolvimento. 

Entendemos que estamos em um momento em que o desenvolvimento de novas tecnologias vão determinar os países que vão se dar melhor ou não. É claro que os países que produzem foguete, computador, celular, robô, inteligência artificial, terão uma vantagem competitiva no futuro. Então, o caminho para o desenvolvimento do Brasil é também através desse tipo de iniciativa. Não é a única, é claro, mas permite congregar uma política de ciência e tecnologia de forma prática. 

LEIA TAMBÉM 

Conheça 5 parques tecnológicos brasileiros

Saiba tudo sobre Parques Tecnológicos 

Eros do Nascimento é formado em Administração Pública pela FGV, possui mestrado em administração pública pela FGV. É doutorando na Universidade Estadual de Montes Claros e trabalha com consultoria há mais de 15 anos. 

Para ler mais artigos como este, continue navegando no blog.

A QCP – Inteligência em Políticas Públicas é uma empresa que constrói soluções para organizações do setor público ou de interesse público, com amplo conhecimento teórico, técnico e prático.