
Os desafios enfrentados pela educação no Brasil ultrapassam os limites dos muros escolares. Eles englobam, por exemplo, questões relacionadas à desigualdade socioeconômica e a dificuldade de acesso ao ensino em áreas mais isoladas. Neste contexto, a consultoria em educação entra como uma alternativa para buscar por melhorias.
Mesmo que isso não seja realidade nas instituições particulares mais prestigiadas, a alta evasão escolar, falta de infraestrutura e baixa qualidade do ensino são características presentes na educação pública de todo o país.
Há ainda problemas relacionados com as gestões escolares e a falta de materiais adequados para os estudantes, ou seja, que possuam conteúdos e abordagens mais atualizadas, garantindo maior qualidade e equidade na educação brasileira.
A consultoria em educação pode ser uma solução estratégica e inovadora para esses impasses. Após um diagnóstico, o serviço deverá oferecer alternativas viáveis — e dentro do orçamento estabelecido — para contornar os problemas existentes.
O que é a consultoria em educação?
Uma consultoria em educação é um serviço oferecido por empresas que podem atuar tanto no setor público quanto privado. Muitos colégios particulares, por exemplo, contratam consultorias educacionais a fim de melhorar o ambiente escolar ou desenvolver softwares específicos para as suas necessidades.
Os profissionais que trabalham em uma consultoria em educação são responsáveis por fazerem avaliações, diagnósticos, orientações, aconselhamentos e até mesmo oferecer capacitações para o contratante.
A consultoria em educação pode ser realizada para uma única instituição, como é o caso das escolas particulares, ou para todo um setor educacional, por exemplo, se a Secretaria Municipal de Educação opta por contratar esse serviço para transformar a educação pública em uma cidade.
Para que o serviço de uma consultoria em educação seja efetivo, os profissionais envolvidos devem praticar a escuta ativa, possuírem flexibilidade e terem a viabilidade de adaptação para qualquer cenário entre as diversas realidades regionais e municipais do Brasil.
Como a consultoria em educação funciona na prática?
- É realizado um levantamento de dados locais e são definidos indicadores de desempenho;
- A partir das evidências obtidas, deve-se fazer um diagnóstico da situação, a fim de construir metas mensuráveis, estratégias e um plano de ações finalísticas, juntamente com ferramentas de monitoramento e avaliação durante todo o processo;
- As próximas etapas de uma consultoria em educação devem ser adaptadas aos principais problemas e prioridades do diagnóstico feito. Geralmente, são realizadas ações voltadas para os objetivos de aprendizagem dos estudantes e também para qualificação dos gestores;
- Podem ser feitas capacitações para o desenvolvimento de habilidades nos gestores, a fim deles se estarem mais preparados para atuar com excelência nas áreas pedagógica, administrativa, financeira, política-institucional e de relacionamentos interpessoais;
- Novas ferramentas para facilitação do aprendizado, como propostas pedagógicas que visam uma educação equitativa e inclusiva, podem ser implementadas pela consultoria em educação.
Os benefícios da consultoria em educação
- Qualificação e fortalecimento da gestão educacional, seja na Secretaria Municipal de Educação ou na própria instituição;
- Melhoria do acompanhamento pedagógico e do planejamento de formações;
- Capacitação dos profissionais a partir de competências e habilidades previstas no planejamento estratégico da consultoria;
- Aproximação da instituição de ensino com a comunidade, especialmente com as famílias dos alunos;
- Implementação da inovação, através de novas tecnologias ou metodologias de ensino mais inclusivas;
- Em unidades particulares de ensino, a consultoria em educação pode proporcionar o fortalecimento da marca e mais recursos para o enfrentamento da concorrência.
Leia a terceira edição da Revista QCP com foco na criança e adolescente!
A educação tem o poder de transformar a realidade das crianças e adolescentes. Porém, para tornar isso efetivo, é necessário que haja políticas públicas e regulamentações voltadas para esse público.
Na última edição da Revista QCP, aprofundamos o tema a partir de um breve histórico das Leis que englobam os mais novos, especialmente a Lei da Escuta Protegida. Além disso, também trouxemos conteúdos sobre a importância de uma educação de qualidade para as próximas gerações.
Clique aqui para ler a revista completa.
Conheça a QCP enquanto consultora em educação
Desde 2003, a QCP se compromete em construir uma sociedade mais justa através de soluções sociais, especialmente no âmbito educacional. Durante essa trajetória, já foram realizados projetos em várias regiões brasileiras, com a participação de empresas parceiras.
No Programa Melhoria da Educação do Itaú Social, fomos responsáveis pelo acompanhamento da elaboração dos Planejamentos Estratégicos de Secretarias Municipais de Educação e de Iniciativas Regionais em todo o Brasil.
Além disso, a QCP também oferece serviços que envolvem a produção de conteúdos didáticos, como os Cadernos para Formação de Gestores da Secretaria de Estado de Educação da Paraíba, o material “Um novo olhar para o ensino fundamental”, para a prefeitura de Leme (SP) e a Coleção Manga Rosa.
Para saber mais sobre nossas iniciativas na educação brasileira, entre em contato conosco ou acesse nosso portfólio.