QCP

 

Saiba quando e como cada uma deve ser aplicada

Compensação ambiental é o nome dado a uma estratégia que visa equilibrar os interesses de desenvolvimento econômico e humano com a necessidade de proteger e preservar o meio ambiente. Ela desempenha um papel importante na busca por um desenvolvimento sustentável, garantindo que as atividades humanas não causem danos irreversíveis aos ecossistemas naturais e à biodiversidade.

Para isso, existem dois tipos de compensação ambiental: preventiva e corretiva. Se você quer saber a diferença entre elas e em quais casos são aplicadas, continue lendo este artigo. 

A compensação ambiental 

Antes de falarmos sobre os tipos de compensação ambiental, é necessário relembrar o que o conceito é. Como dissemos acima, compensação ambiental é uma estratégia adotada para equilibrar os impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente. 

Desta forma, a compensação ambiental se faz necessária quando na construção de infraestruturas, expansão de empreendimentos ou em projetos industriais, visando minimizar ou mitigar os impactos gerados. 

Agora vamos aos tipos?

Compensação ambiental preventiva

A compensação ambiental preventiva, como o próprio nome indica, está ligada às medidas que são tomadas antes que os impactos ocorram. Ela se concentra na prevenção de danos ambientais e na busca por alternativas que evitem ou reduzam os efeitos negativos de determinada atividade. 

Desta forma, a compensação ambiental corretiva busca ações como a escolha de locais mais adequados para a construção de empreendimentos, a adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente e a implementação de planos de manejo que visem a conservação das áreas afetadas.

Compensação ambiental corretiva

Por sua vez, a compensação ambiental corretiva trabalha com os danos ambientais que já aconteceram. Diante deste cenário, a abordagem é totalmente diferente: seu foco é reparar ou restaurar os ecossistemas afetados. 

Sendo assim, sua aplicação pode envolver a reabilitação de áreas degradadas, o reflorestamento de regiões desmatadas, a revitalização de corpos d’água poluídos e a adoção de práticas de recuperação da biodiversidade, entre outras tantas ações possíveis. 

Olhar atento para a compensação 

Diante das diferenças encontradas entre a compensação ambiental preventiva e a corretiva, é necessário dizer que esta ação, independente do tipo, desempenha um papel vital na manutenção da harmonia entre o desenvolvimento humano e a proteção dos ecossistemas.

Para que isso aconteça é preciso ter um olhar atento e estratégico, baseado em estudos, técnicas e metodologias assertivas. 

QCP e as soluções socioambientais 

Trabalhando há 20 anos no ramo de políticas públicas, a QCP tem vasta experiência na área de soluções socioambientais. 

Desta forma, nossa empresa tem no portfólio projetos nas áreas de: 

  • Elaboração de Projeto Básico Ambiental (PBA);  
  • Monitoramento socioambiental;  
  • Concepção e gestão de cadastro socioeconômico; 
  • Plano Diretor de reservatórios;  
  • Mediação de conflitos ambientais.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre nossa atuação. 

Para ler mais artigos como este, continue navegando no blog.

A QCP – Inteligência em Políticas Públicas é uma empresa que constrói soluções para organizações do setor público ou de interesse público, com amplo conhecimento teórico, técnico e prático.