A tendência ESG (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança, em português), lançou ainda mais luz sobre uma prática importante para qualquer tipo de gestão: a governança.
De modo resumido, a governança pode ser definida como um conjunto de ações que definem responsabilidades, ajudando nas tomadas de decisão.
Se você quer saber mais sobre este conceito e como ele se aplica na gestão pública, continue a ler este artigo.
Quando falamos de governança pública, podemos definir o conceito como um conjunto de boas práticas que todos os órgãos pertencentes à administração pública devem seguir.
A governança trabalha com conceitos e mecanismos que ajudam a gestão pública e a população, de modo que consigam acompanhar o que está sendo feito. É a partir da governança que objetivos são traçados, visando sempre uma entrega de excelência de serviços à sociedade.
Após entender o conceito de governança, você deve estar se perguntando: “mas qual a diferença de governança e gestão?”. Nós explicamos!
A governança tem a função de direcionar, estabelecer caminhos a serem percorridos com fundamentos e evidências, levando em conta os interesses da população. Já a gestão tem o papel de planejar a forma mais adequada de colocar em prática as diretrizes estabelecidas, realizando os planos e fazendo o controle de indicadores e riscos.
Assim como na governança empresarial, a prática dentro da gestão pública deve se basear em três pilares: liderança, estratégia e controle. Nós explicamos cada um deles abaixo.
Liderança
A prática da boa liderança garante que haja distribuição de responsabilidades de cada servidor, definindo-as bem, de forma que não haja acúmulo de funções e desvio de atenção das responsabilidades.
Estratégia
É a estratégia que norteia uma equipe. Para que ações tenham sucesso é necessário que um plano de ação seja muito objetivo e bem definido. Também é preciso que a estratégia seja transparente e bem detalhada, para que não haja dúvidas entre a equipe de execução.
Controle
Acompanhar o que está sendo realizado é essencial para o sucesso do projeto. Portanto, não basta executá-lo, é necessário acompanhá-lo de perto, mostrando cada passo à população, trazendo transparência e confiança.
E aí, conseguiu entender mais sobre governança na gestão pública?
Se quiser saber mais sobre o tema e como a QCP pode ajudá-lo nesta, entre em contato conosco.
Para ler mais artigos como este, continue navegando no blog da Quanta.
A QCP – Inteligência em Políticas Públicas é uma empresa que constrói soluções para organizações do setor público ou de interesse público, com amplo conhecimento teórico, técnico e prático.