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Governança no setor público: como utilizar de maneira correta?

Conheça os 3 conceitos-chave da prática na gestão pública

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A tendência ESG (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança, em português), lançou ainda mais luz sobre uma prática importante para qualquer tipo de gestão: a governança. 

De modo resumido, a governança pode ser definida como um conjunto de ações que definem responsabilidades, ajudando nas tomadas de decisão. 

Se você quer saber mais sobre este conceito e como ele se aplica na gestão pública, continue a ler este artigo.

O que é governança?

Quando falamos de governança pública, podemos definir o conceito como um conjunto de boas práticas que todos os órgãos pertencentes à administração pública devem seguir. 

A governança trabalha com conceitos e mecanismos que ajudam a gestão pública e a população, de modo que consigam acompanhar o que está sendo feito. É a partir da governança que objetivos são traçados, visando sempre uma entrega de excelência de serviços à sociedade.

Governança x Gestão

Após entender o conceito de governança, você deve estar se perguntando: “mas qual a diferença de governança e gestão?”. Nós explicamos! 

A governança tem a função de direcionar, estabelecer caminhos a serem percorridos com fundamentos e evidências, levando em conta os interesses da população. Já a gestão tem o papel de planejar a forma mais adequada de colocar em prática as diretrizes estabelecidas, realizando os planos e fazendo o controle de indicadores e riscos.

Pilares da governança na gestão pública

Assim como na governança empresarial, a prática dentro da gestão pública deve se basear em três pilares: liderança, estratégia e controle. Nós explicamos cada um deles abaixo. 

Liderança

A prática da boa liderança garante que haja distribuição de responsabilidades de cada servidor, definindo-as bem, de forma que não haja acúmulo de funções e desvio de atenção das responsabilidades. 

Estratégia 

É a estratégia que norteia uma equipe. Para que ações tenham sucesso é necessário que um plano de ação seja muito objetivo e bem definido. Também é preciso que a estratégia seja transparente e bem detalhada, para que não haja dúvidas entre a equipe de execução. 

Controle 

Acompanhar o que está sendo realizado é essencial para o sucesso do projeto. Portanto, não basta executá-lo, é necessário acompanhá-lo de perto, mostrando cada passo à população, trazendo transparência e confiança. 

E aí, conseguiu entender mais sobre governança na gestão pública? 

Se quiser saber mais sobre o tema e como a QCP pode ajudá-lo nesta, entre em contato conosco. 

Para ler mais artigos como este, continue navegando no blog da Quanta.


A QCP – Inteligência em Políticas Públicas é uma empresa que constrói soluções para organizações do setor público ou de interesse público, com amplo conhecimento teórico, técnico e prático.