QCP

Como crescer nesta área sem comprometer os recursos naturais e o futuro?

Promover a sustentabilidade econômica é um dos três pilares básicos para alcançar o chamado desenvolvimento sustentável. Afinal, o desenvolvimento econômico é fundamental para que exista o progresso humano e social.

No entanto, para alcançar um futuro próspero, é essencial que a expansão econômica seja conduzida de maneira sustentável, sem comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas – no presente e no futuro.

No artigo de hoje falaremos sobre quais são os caminhos para a promoção de um desenvolvimento econômico sustentável. 

 
Desenvolvimento econômico 

Uma sociedade forte e desenvolvida precisa de uma economia consolidada. O desenvolvimento econômico é alcançado por meio do processo pelo qual a economia aumenta sua capacidade produtiva e melhora o bem-estar econômico e social de seus cidadãos ao longo do tempo. 

Envolve o crescimento da produção de bens e serviços, a criação de empregos, a melhoria da distribuição de renda e a redução da pobreza.

 
Desenvolver sem comprometer

O desenvolvimento econômico sustentável é a chave para um futuro mais justo e equilibrado, onde o crescimento econômico é acompanhado pelo uso responsável dos recursos naturais e pela proteção do meio ambiente.

Esta é uma abordagem que busca promover o crescimento econômico ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas. Esse modelo visa garantir que as gerações atuais e futuras possam usufruir dos recursos naturais de forma equilibrada e justa, sem comprometer a capacidade de sustentabilidade do planeta.

 
Desenvolvimento econômico sustentável na prática 

Mas como colocar isso em prática?

Algumas atitudes, como a implementação de políticas públicas e ações privadas que visam o desenvolvimento econômico sustentável têm o potencial de gerar uma ampla gama de benefícios sociais e ambientais. 

Confira abaixo algumas delas: 

• Infraestrutura verde

A construção de parques e áreas de lazer, ciclovias e transporte público eficiente, podem promover a redução da emissão de gases do efeito estufa e a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população. 

• Incentivo a práticas sustentáveis 

As empresas também têm um papel fundamental na promoção do desenvolvimento econômico sustentável. As práticas sustentáveis podem trazer benefícios para as empresas, como a redução de custos e riscos, além de melhorias na imagem e reputação da empresa. 

Investimentos em fontes de energia renovável, como a solar e eólica, e em tecnologias mais eficientes, podem gerar retornos financeiros e ajudar a reduzir o impacto ambiental das operações.

• Consumo consciente 

Incentivar o consumo consciente por meio de campanhas de conscientização e programas de educação, além de adotar políticas fiscais que desestimulem práticas prejudiciais ao meio ambiente.

Estas são algumas das inúmeras ações que podem ser feitas para promover o desenvolvimento econômico sustentável. Quais outras você acrescentaria à lista?

 

Conte com a QCP – Inteligência em Políticas Públicas 

Nossa empresa conta com um vasto portfólio em desenvolvimento. Já foram executados projetos em diversas localidades e áreas, como na região do Vale do Ribeira, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul – CODIVAR; no estado da Paraíba, na formulação de estratégias de desenvolvimento; e no apoio ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, com a realização de seu planejamento estratégico.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa atuação nesta frente: [email protected]

Para ler mais artigos como este, continue navegando no blog da Quanta.

A QCP – Inteligência em Políticas Públicas é uma empresa que constrói soluções para organizações do setor público ou de interesse público, com amplo conhecimento teórico, técnico e prático.