QCP

O planejamento estratégico dentro da gestão municipal

Entenda como o conceito pode ser utilizado na administração pública

10-04-Pauta-Blogcapa

Gerir uma cidade, independente de seu tamanho, envolve muito planejamento e comprometimento. Na gestão pública municipal é necessário empregar conhecimentos voltados para a administração das instituições públicas municipais, visando, sempre, o bem-estar da população. 

Complexa e importante, a gestão pública municipal encara desafios diários para contemplar todas as áreas – indo da saúde à economia. Para que isso aconteça de forma ordenada e segura, existe o planejamento estratégico. 

Um recurso muito usado pela iniciativa privada que ganha espaço também no ambiente público. Continue a ler este artigo para entender o que é planejamento estratégico e como ele pode ser importante para a administração municipal.

Planejamento estratégico: o que é?

“Planejamento Estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, é a definição dada pelo professor e consultor administrativo Peter Drucker. 

Em outras palavras, este é o nome dado ao processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir caminhos para que ela possa ser alcançada. É por meio do planejamento estratégico que a gestão irá entender quais caminhos precisa seguir para conseguir atingir os objetivos a serem alcançados. 

Tudo isso é feito por meio de processos metodológicos, definição de metas e ações, mobilização de recursos e tomada de decisões.

Por que ele é importante na gestão pública?

Por meio do planejamento estratégico o gestor público alcança as funções básicas do seu cargo, como definir direções, alterar rotas e dar novos focos para tudo o que envolve a administração pública. 

O planejamento estratégico possibilita um controle maior das ações, já que mapeia o que será executado e quando. Também é uma maneira de garantir que as demandas da população possam ser atendidas de forma efetiva, pois diversos atores podem ser ouvidos no processo.

O processo dentro das instituições governamentais envolve a identificação da missão da instituição, avaliação da estratégia atual, análise do ambiente em que está inserida, definição e quantificação dos objetivos e a elaboração de um orçamento.

Desafios da gestão municipal no planejamento estratégico

Mesmo tendo uma importância enorme na condução da máquina municipal, os gestores públicos podem encontrar algumas dificuldades no meio do caminho. 

Entre eles estão: 

  • Dificuldade em realizar projetos a longo prazo 
  • Uso inadequado de recursos
  • Ausência de indicadores de desempenho 

Apesar disso, é importante investir no planejamento estratégico como uma forma de guiar as ações do governo municipal.

Planejamento na prática

Este processo pode ser aplicado em diversas áreas da gestão pública municipal, por exemplo, na implantação de uma nova política pública. 

Ao identificar uma nova demanda da população, é possível realizar um planejamento estratégico para que a política pública seja implantada com tranquilidade, eficiência e com menor probabilidade de erro. 

Outra forma de usá-la na prática é no aprimoramento de um serviço que tem gerado atrito com a população. Ao criar um planejamento estratégico é possível identificar as camadas do problema e rever a forma como o serviço é oferecido, resultando nas mudanças necessárias. 

Se quiser saber mais sobre planejamento estratégico para a gestão municipal, entre em contato conosco. 

Para ler mais artigos como este, continue navegando no blog da Quanta.


A QCP – Inteligência em Políticas Públicas é uma empresa que constrói soluções para organizações do setor público ou de interesse público, com amplo conhecimento teórico, técnico e prático.