Entenda como estes locais ajudam a promover inovação e desenvolvimento
Conhecidos como grandes centros de inovação e desenvolvimento, os parques tecnológicos têm se destacado ao redor do mundo pelo impulsionamento da economia e promoção de avanços tecnológicos para diversas áreas.
Eles são grandes responsáveis não só pelo fomento à ciência, mas também pela promoção do desenvolvimento econômico e social das áreas em que estão instalados.
Neste artigo, explicaremos o que são esses parques, quando e por que foram criados, além de fornecer alguns exemplos que são referência ao redor do mundo.
O que são parques tecnológicos?
Criados nas últimas décadas do século XX, os parques tecnológicos surgiram como uma resposta à necessidade de criar ambientes de fomento à pesquisa, ao desenvolvimento e à aplicação prática de conhecimentos científicos.
Sendo assim, consideramos parques tecnológicos ambientes criados de modo estratégico para abrigar empresas, instituições de pesquisa e startups focadas em atividades de alta tecnologia.
A existência de parques tecnológicos é baseada em uma relação de sinergia entre três agentes: indústria, universidades e poder público. Por meio desse ciclo de relacionamento é possível que exista incentivo a pesquisa dentro das instituições de ensino, o que resulta na transferência de conhecimento para a iniciativa privada, refletindo em melhorias para a sociedade.
Desta forma, podemos dizer que o objetivo dos parques tecnológicos é estimular a transferência de tecnologia e a competitividade.
Parque tecnológico X Distrito industrial: qual a diferença
Agora você pode estar pensando: o que difere um parque tecnológico de um distrito industrial?
A resposta é: a principal diferença entre os dois está no objetivo. Enquanto os parques tecnológicos tem uma gestão voltada à inovação e as estratégias para integração entre as empresas, as instituições de ensino e o poder público, o distrito industrial, por sua vez, visa facilitar a produção em larga escala, reduzir custos logísticos, criar empregos e impulsionar o crescimento econômico através da concentração de atividades industriais.
Os parques tecnológicos referências no mundo
Atualmente, três parques tecnológicos destacam-se como referências globais, impulsionando a inovação e o avanço tecnológico em suas respectivas regiões: Silicon Valley, Zhongguancun e Sophia Antipolis.
Silicon Valley (EUA): localizado na Califórnia, nos Estados Unidos, este parque tecnológico é conhecido como o epicentro da revolução tecnológica. Nele estão presentes grandes empresas como Apple, Google e Facebook.
Parque Tecnológico de Zhongguancun (China): este parque desempenha um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico da China, país em que fica localizado, concentrando-se em áreas como inteligência artificial, biotecnologia e semicondutores.
Parque Tecnológico de Sophia Antipolis (França): localizado na Europa, o parque se destaca como um centro de inovação em ciência da computação, telecomunicações e pesquisa biomédica.
Viu só? Os parques tecnológicos desempenham um papel importantíssimo na criação de um futuro inovador.
Acesse o site e confira nosso portfólio.
Para ler mais artigos como este, continue navegando no blog.
A QCP – Inteligência em Políticas Públicas é uma empresa que constrói soluções para organizações do setor público ou de interesse público, com amplo conhecimento teórico, técnico e prático.