QCP

Confira o checklist para decidir se está preparado(a) ou não para concorrer ao pleito do próximo ano

Adicione o texto do seu título aqui

Falta praticamente um ano para as Eleições Municipais de 2024 e quem pretende concorrer ao pleito já precisa começar a se preparar e refletir sobre as possibilidades. 

 Afinal, quem quer ter uma eleição de sucesso não trabalha só na campanha, mas precisa construir sua estratégia eleitoral com antecedência! E você sabe se já está pronto(a) para concorrer às eleições de 2024? Leia este artigo até o final para conferir os principais pontos essenciais para essa decisão!

Filiação a um partido

Antes mesmo de pensar em suas estratégias e promessas, é preciso estar filiado(a) a um partido político. Você não precisa definir isso agora – o prazo para filiação é só em 2024 – mas é importante pensar com quais partidos você se identifica e até conversar com algumas lideranças para entender o espaço que sua campanha pode ter. 

Quanto mais forte for a sua relação com seu partido, principalmente no diretório municipal, mais espaço você poderá ter para desenvolver sua campanha, inclusive com acesso aos recursos partidários para potencializar sua campanha.

Eleitores em potencial 

Além de pertencer a um partido, é importante compreender seu maior capital político: seus eleitores(as). São eles(as) que irão garantir sua eleição em 2024! 

Para começar, é importante saber quantos votos você precisa para se eleger. Com esses números em mãos, você consegue definir sua meta de votos e começa a pensar em como alcançá-la. 

Bandeiras de campanha

As bandeiras de campanha são os temas que você pretende defender enquanto candidato(a). Podem ser temas que você conhece bem e tem a ver com a sua trajetória, mas também devem dialogar com o item anterior – seus eleitores! 

Por isso, é importante analisar quais são suas maiores necessidades: são eleitoras mulheres, com filhos pequenos? Ou empreendedores? Pode ser que sua atuação esteja focada em áreas como saúde ou educação, por exemplo. Tudo isso são elementos que ajudam a construir suas bandeiras de campanha. 

Aproveite os últimos meses de 2023 e o início de 2024 para conhecer bem seus eleitores, mapear suas demandas e construir suas bandeiras bem alinhadas com as necessidades do seu público.

Equipe de campanha 

Campanhas são potencializadas por uma equipe de campanha ativa e integrada. O tamanho dela vai depender da sua meta de votos e também do tamanho do seu município – se você precisa fazer campanha em muitos locais ou com muitos públicos diferentes, pode precisar de mais gente com você. 

É importante contar com uma boa equipe de voluntários(as), para que sua campanha não fique muito cara. Além disso, voluntários(as) costumam se engajar mais nas atividades e contribuem com ideias para otimizar as ações. No entanto, pode ser preciso contratar pessoas também, para atividades de rua, panfletagem, entre outros.

Neste período de planejamento, aproveite para pensar em quem poderia te apoiar nessa jornada, já contribuindo no planejamento e construção das suas bandeiras. Contar com pessoas de dentro do partido também é uma boa estratégia!

Estratégia de comunicação

É hora de começar a ser conhecido(a) por seus eleitores. Você ainda não pode se apresentar como candidato(a) – isso é campanha antecipada! – mas já pode se colocar como uma liderança e apresentar seu projeto político. 

Dependendo da quantidade de votos necessária, quanto antes as pessoas te conhecerem, melhor! Estar em evidência antes da campanha vai te ajudar a pedir votos com muito mais tranquilidade em 2024. 

Comece a pensar em conversas com eleitores em potencial, redes sociais e outros canais que podem ampliar sua voz enquanto representante de mais pessoas.

Possíveis doadores

Eleitores e equipe de campanha são ativos enormes, mas também vai ser preciso contar com doadores para que todos os seus planos se materializem. Além disso, solicitar doações de campanha é uma boa forma de apresentar suas bandeiras e engajar mais pessoas em seu projeto. 

Lembre-se que só é possível receber doações durante o período eleitoral, ou seja, só perto da eleição de 2024. Contudo, é fundamental mapear possíveis fontes de recurso (inclusive do partido!) para não perder tempo com essa atividade na campanha, que passa super rápido. 

Bora usar essas dicas desde já? E aí, como você está de preparação para 2024? Os 12 meses que antecedem o pleito são essenciais para deixar tudo rodando e pronto para você brilhar na campanha em 2024. 

Para ler mais artigos como este, continue navegando no blog.

A QCP – Inteligência em Políticas Públicas é uma empresa que constrói soluções para organizações do setor público ou de interesse público, com amplo conhecimento teórico, técnico e prático.